Diga Que Não Sabe Se Não Souber

Autor: Adrian Sgarbi. Tempo estimado de leitura: 0', 53’’. Imagem: Pesquisatec.

Uma vez, durante uma conversa, ouvi a seguinte frase:

"- Quando me perguntam sobre algo que eu não sei, eu respondo com outra coisa, mas não admito que não sei."

Confesso que meus olhos se arregalaram e senti indignação. Minha resposta imediata foi: "- Quando não sei, digo que não sei".

Explico.

Um pesquisador deve ter noção de seus limites. Quando um tema está fora de suas preocupações, é uma oportunidade para ouvir e aprender. Nesses casos, a frase "Não havia pensado nisso antes…" é uma boa escolha de frase. E se a questão estiver dentro de suas preocupações de pesquisador, agradeça. Depois, “corra atrás” e vá estudar. É assim que se cresce.

O ponto é que desconhecer um assunto está longe de ser ruim. Por isso, dar uma resposta qualquer sem admitir desconhecimento retira a beleza do mundo. É como se nada mais precisasse ser descoberto e, de um mundo assim, eu quero distância.

Orientar é trabalhar com o que não se sabe. Porque todo pesquisador tem seu foco de atenção; e, dentro desse foco, há espaços que não terá tempo para cobrir. Nada mais trivial do que isso. É da vida. A boa notícia é que, para um orientador, esses são os espaços dos orientandos.

Aceitar isso é libertador, e há uma enorme reciprocidade nessa relação. Para o orientando, o orientador deve mostrar como andar pelo desconhecido. Para o orientador, o resultado é a continuidade do que vai além de sua própria vida.

O que estou querendo dizer é que há pesquisas que realizo. Outras, que estão fora do meu alcance. Aos meus orientandos cabe o avanço desses espaços. E, naturalmente, em dado momento, terão mais conhecimento do que eu tenho. É o que espero.

É essa tranquilidade diante do desconhecido que me anima. Por isso, o que digo é: “- Eu não sei. Esse é o seu espaço. Que tal me contar sobre isso daqui a alguns anos?”.

Recomendação de leitura anotada:

  • "The Power of Not Knowing: How to Stop Fearing, Start Learning, and Embrace Your Inner Genius" por Steven D'Souza e Diana Renner - Este livro aborda o valor de admitir quando não se sabe algo e como isso pode levar a oportunidades de aprendizado e crescimento. Os autores exploram a importância de se sentir confortável com a incerteza e abraçar a curiosidade como uma ferramenta para o sucesso.

Anterior
Anterior

O Que Ter em Mente ao Escrever

Próximo
Próximo

O Que Irrita 9 a Cada 10 Orientadores