Escreva rápido, edite lentamente

Autor: Adrian Sgarbi. Tempo estimado de leitura: 2',28’’Imagem: Pesquisatec.

"A word after a word after a word is power." Margaret Atwood

Deposito todas as minhas esperanças no passo seguinte. Digo, na revisão seguinte. Espero sair do caos, da insegurança, do atordoamento. E é claro; dos muitos, muitos erros.

*   *   *

Tenho algumas regras para cada parte deste processo. São tarefas que imponho a mim mesmo e que me ajudam a clarear toda esta confusão.

Primeiro, escrita rápida

Tudo começa com uma escrita rápida. Simplemente escrevo. Mas tenho sempre um plano. Escrever sem um plano para mim é angustiante. Portanto, nada de folha branca, tá bom? O cursor do meu editor de texto tem sempre a companhia de um esboço; algumas vezes este esboço está em uma folha de papel ao lado do meu computador. 


Movo títulos, renomeio itens, deixo o texto decantar um pouco. Não o modifico de pronto. Tento apenas dar-lhe continuidade. Passo para o próximo item do texto. Escrevo. No final do dia, faço anotações e deixo um “gancho” para continuar depois de onde parei.

No dia seguinte, vejo o que posso fazer. Para me aquecer, leio o que escrevi no dia anterior e revejo as minhas notas. Como me custa preencher cada folha, não desperdiço nada. Rearranjo parágrafos para ajustar o pensamento. Volto a escrever.

Segundo, o rascunho

Testo aqui minhas ideias. Envio o texto ao meu leitor de controle. Escuto. Reflito. Escrevo outra vez.

Terceiro?

Sim, terceiro. Neste momento sou um pouco mais severo. Leio tudo; do começo ao fim. Uma, duas, três, quatro vezes se for preciso. Corto. Limpo o texto o máximo que posso. Aqui, tento ser implacável como Clint Eastwood em Dirty Harry.

O trabalho do meu revisor

Mas quem pensa que apenas fico nisto, erra. Também conto com o meu revisor. Alguém que possui olhos bem treinados para as partes que teimam em permanecer obtusas até o final.

Planejamento

Qual a mensagem? Bem, planeje. Escreva todo dia a sua dissertação ou a sua tese de doutoramento. Considere cada etapa do seu processo de escrita com generosidade. 

Anterior
Anterior

Como anotar referências e mantê-las úteis

Próximo
Próximo

O que fazer nos anos de Pós-graduação