Tão bom que eles não poderão ignorar você

Autor: Adrian Sgarbi. Tempo estimado de leitura: 2',47art. '. Imagem: Pesquisataec

Ontem eu folheei alguns livros. Queria fazer passar um pouco o tempo. Estava adiantado para um almoço. Foi na livraria da Travessa. Sabe, chegar atrasado é para mim falta grave. Assim, chego adiantado. 

Mas já ia perdendo o fio da meada. Desculpe. Estava dizendo que ontem folheei alguns livros. Sem qualquer critério, segui de estante para estante. Foi quando encontrei um com este título incrível: “So Good They Can't Ignore You”. Uau! Queria ser bom em títulos assim. Não. Não comprei o livro. Mas o título ainda passa de minuto a minuto por minha cabeça. Este é o efeito de um título bem escolhido.

O problema

Se entendi bem, @Jwellington, você quer fama e fortuna ao publicar a sua tese. Quanto a isso eu não sei se posso ajudar. Não mesmo. Alguns dos meus livros devem ter mais poeira do que sótão sujo de filme americano de terror. De todo modo, posso dizer algo sobre como ver o seu trabalho publicado e alguns cuidados a tomar. Então vamos lá!

*  *  *

Dicas

Estas as minhas dicas:

Em primeiro lugar, saiba que você não precisa manter o título original de sua dissertação ou de sua tese no momento de publicá-los. Título com subtítulo gigantesco (e entre parênteses) geralmente não empolgam muito. Então pense bem se é este o título que você quer grafado em sua obra-prima.

Em segundo lugar, procure uma boa editora. Alguma que um conhecido já tenha publicado e que possa dizer algo positivo sobre ela. E se você quiser seguir caminho independente, opte por publicar em ebook. A distribuição é por plataformas (como a da Amazon) e assim o custo fica praticamente todo com a parte da revisão e capa.

Em terceiro lugar, leia novamente o seu trabalho. Repense as críticas recebidas no dia de sua defesa; e se você considerar que devem ser incorporadas, aproveite e faça isso agora.

Em quarto lugar, revise outra vez as referências bibliográficas. Sempre passa um detalhe (um ponto que não deveria estar lá, uma letra que sobra, um espaço inadvertido). Acredite. Ainda que você tenha utilizado um bom gerenciador de bibliografia é comum deixar alguma informação incompleta ou incorreta.

Em quinto lugar, entregue a versão final para alguém que possa opinar sobre como ela está. Sim, você recebeu críticas na defesa e já ajustou o que considera necessário. Mas, algumas vezes, o trabalho, do jeito que se encontra, apenas alcançará um público muito reduzido. A linguagem pode estar pesada demais e este é o momento de suavizá-la um pouco. Portanto, peça ajuda neste momento. Ah, não vale ser de alguém que tem adoração por você. Assim, descarte a sua mãe.

Além disso, conte um pouco do seu trabalho em uma nota do autor, caso você não tenha feito isto na introdução. Este pode ser o momento para inspirar os que ainda estão na luta.

Finalmente, busque divulgar o seu trabalho nas redes sociais. Ajude um pouco o seu editor.

Boa sorte!

Anterior
Anterior

O que fazer nos anos de Pós-graduação

Próximo
Próximo

Como melhorar os encontros de orientação