Pesquisatec Blog

Como pesquisar e como usar tecnologia a favor da pesquisa Adrian Sgarbi

  • Postagens
  • Sobre PesquisaTec
  • Siga Pesquisatec
  • Busca
 Com a licença do  Museum of Modern Art  (MoMA): The Scream by Edvard Munch

Com a licença do Museum of Modern Art (MoMA): The Scream by Edvard Munch

As três leis do bom backup

May 30, 2015 by adrian sgarbi in série rotinas de trabalho

Autor: Adrian Sgarbi. Tempo estimado de leitura: 4', 03'''

A contemporânea versão da lei de Murphy é curta: Anything that can possibly go wrong, does[1]. Pode me chamar de obsessivo com cópias de segurança. Mas, lembra da frase "o seguro morreu de velho?" Então comece a fazer um backup.

*   *   *

No post "Organize, escreva e proteja o seu trabalho", recomendei que minimamente você fizesse um backup com a time capsule da Apple. Tenho uma razão para isso. Depois de devidamente configurada, a time capsule faz cópias automáticas de seu computador e você não terá que se preocupar mais com isso. Mas agora chegou o momento de dizer que essa recomendação atende apenas a parte das "três leis do bom backup". Quais são as três leis? Você deve ter uma cópia de seu computador que seja:

1. Feita de modo automático;

2. Redundante; e

3. Exista online e offline.

Explico.

as três leis

Primeira lei: backup automático. Já imaginou ter que lembrar de fazer uma cópia de segurança toda vez em que algo é alterado em seu texto? Até os mais diligentes, os que copiam 99,9% das vezes, esquecem alguma vez de "plugar" o Hard Drive (HD) e iniciar a  cópia de segurança. E, infelizmente, é naquele 0,1% que coisas ruins ocorrem. Páginas preciosas do artigo, da palestra, da dissertação ou tese, do relatório são perdidas. Portanto, faça um favor a si mesmo e tenha um sistema que copie tudo automaticamente. Assim a sua preocupação será a de escrever, não a de lembrar que deve cuidar a todo momento da proteção de sua masterpiece.

Segunda lei: redundância.  Até os melhores hard drives podem falhar. Daí que o diligente possui dupla cópia do mesmo conteúdo. Caso o computador apresente algum problema e por desgraça o seu HD também ande mal das pernas, basta acionar a cópia de reserva e recuperar tudo.

Terceira lei: dispor de cópia de seus documentos que seja online e outra offline. Nem sempre carregamos nosso HD conosco. Portanto, é importante manter um sistema de cópia contínua de seu material de trabalho em uma nuvem. A vantagem é que o material estará ao seu dispor onde quer que você esteja. E se porventura a sua casa pegar fogo… Tudo estará na nuvem. E melhor ter uma desgraça na vida e não duas, certo?

Agora você deve estar se perguntando: como fazer tudo isso? Vamos as recomendações.

Minhas Recomendações

Primeiro passo: tenha uma time capsule. Ela representa uma cópia offline automática. Além disso, com a TC você terá uma cópia offline em um HD sem que você necessite conectar o HD ao seu computador (a time capsule é um HD sofisticado que realiza cópias wireless).[2]

Segundo passo: assine Crashplan para uma cópia online. Com Crashplan você terá uma cópia automática em uma nuvem e pode recuperar fases distintas do mesmo trabalho.[3]

Terceiro passo: compre um HD externo[4] e agende cópias semanais com o aplicativo SuperDuper.[5] Desse modo você terá uma cópia redundante física de sua máquina. Uma alternativa para os que trabalham com Windows é Acronis. 

Com essa estratégia cópias de segurança atualizadas serão feitas e estarão disponíveis onde quer que você esteja.[6] Além disso, com a garantia da cópia adicional feita por SuperDuper você terá também uma cópia bootable. Isso significa que em falha completa de seu hard drive interno você pode se conectar com a sua cópia no HD externo e usá-la como se fosse o seu computador. Perfeito para emergências quando esperar que o computador seja reparado para depois voltar a trabalhar está fora de questão. Fica a dica.

Para entender um pouco mais do assunto

Hard Drive é nome popularizado para HDD (Hard Disk Drive). Um computador possui um hard drive interno. Este é o lugar onde as informações de seu computador são fisicamente alocadas. Assim, quando você desliga o seu computador não há perda dos dados gravados em seu hard drive. Quando você compra um hard drive cujo destino não é o de fazer parte de sua máquina ele recebe o nome de hard drive "externo". 

Nuvem ou cloud é nome de seviço de armazenagem que funciona online. A vantagem do uso da nuvem é você poder recorrer a ela de onde você estiver. A desvantagem é que a transferência de dados para a nuvem demora mais do que a transferência de dados para um hard drive. Em alguns casos pode demorar semanas para uma primeira cópia completa de sua máquina. Por isso, ao comprar um computador, compre também um hard drive; as cópias serão imediatas. Isso garantirá seu computador enquanto a cópia online não tiver sido completada.

Wireless é termo que designa que há transferência de informações por ondas de rádio, isto é, informações são enviadas e recebidas por aparelhos que não estão vinculados por fio condutor.

[1]: “Tudo o que pode dar errado, dá errado”.

[2]: Funciona com Mac e Windows. Você pode inclusive conectar um segundo HD a sua Time Capsule e obter duas cópias distintas.

[3]: Funciona com Mac e Windows.

[4]: Recomendo a marca Lacie. Uso Lacie rugged faz muitos anos e sempre suportou quedas e acidentes com água. Lacie, inclusive, possui série especial rugged contra fogo. Caso você queira saber... Sim, o meu Lacie é o da versão contra fogo também.

[5]: Uma outra boa opção é Carboncopy.

[6]: É claro que algumas pessoas usam Dropbox como sistema de cópia de segurança online. Essa solução pode ser usada de modo provisório. Digo provisório porque é uma solução cara. Caso hipoteticamente você queira ter 100 GB salvos você desembolsará anualmente 100 dólares. Apenas para que você tanha uma percepção dos valores, Crashplan faz cópia sem limites e você paga 115 dólares para dois anos de uso da nuvem. Para quem deseja fugir desses pagamentos anuais eu recomendo transporter. Transporter é um HD que sincroniza como dropbox, mas que possui espaço de 1 a 2 terabytes. 1 terabyte= 1.000 GB. Acredite isso é bastante espaço.

 

May 30, 2015 /adrian sgarbi
tese, backup, segurança
série rotinas de trabalho
  • Newer
  • Older
Postagens RSS