Como ter uma bibliografia perfeita, sempre

Flickr credit: Bibliography by One More Salute to Vanity

Autor: Adrian Sgarbi. Tempo estimado de leitura: 2'15''.

Todos sabem que uma bibliografia é a relação das obras e dos materiais diversos de um trabalho, seja esse trabalho acadêmico ou não. Mas você sabe como elaborar uma bibliografia sem se matar fazendo isso?

*   *   * 

MLA, APA 6th Edition, CMS, Chicago 15th A, Lancet, ABNT etc. Muitos são os modelos de organização de referências bibliográficas que são pedidos por editoras, universidades e revistas especializadas. Manejar esses modelos e apresentar um trabalho detalhado em suas referências é o que se espera de um pesquisador. Três, ao menos, são as razões que tornam isso tão importante:

  • Proteger-se contra acusações de plágio;
  • Reconhecimento do esforço do autor da obra utilizada em seu trabalho;
  • Permitir que o leitor concorde ou discorde de você após consultar as mesmas fontes.

Mas o que se deve fazer para ter uma bibliografia sempre perfeita?

Em época de computadores e aplicativos fenomenais, vejo pesquisadores, novatos e experientes escrevendo cada citação, cada referência bibliográfica em seus trabalhos, digitando item por item no pé de página e na página final. Resultado: demasiado esforço e aumento de erros. Esfrego os meus olhos com força para crer no que estou vendo. E quando ele necessita citar o mesmo autor em distintos trabalhos, lá está o pesquisador digitando, outra vez, tudo do zero: nome do autor, título da obra, edição, cidade etc. E se recebe a notícia de que o modelo de citação deveria ser distinto, atraso.

Por favor, não faça isso! Com o aplicativo adequado você pode ter, com pouco esforço, um resultado bibliográfico excepcional. Sim, você pode modificar uma bibliografia com mais de 900 citações (alguém usaria tudo isso?) que está no formato "ABNT" e colocar tudo em "Chicago 15th A" em menos de dois minutos. Como? Continue lendo porque eu contarei o meu segredo.

Bookends é o aplicativo com o qual trabalho faz anos em meu MAC. Com este aplicativo você terá que alimentar um banco de dados uma única vez. Depois disso, brisa. Apenas escolha qual o formato que você deseja e todas as suas citações serão devidamente formatadas e uma bibliografia completa é construída automaticamente na página designada. E caso você queira modificar os dados bibliográficos para um modelo distinto, com apenas um "clique" tudo é alterado conforme a sua escolha. Simples assim. Instruções e videos explicativos de como fazer isso estão disponíveis no site do aplicativo. Veja por você mesmo e torne a sua rotina de trabalho mais eficiente.

Também existem gerenciadores de bibliografia para Windows. Um muito bom é o Endnote. Aliás, há uma versão de Endnote para MAC. E em ambos os casos funciona com Word (digo, Word para MAC e Word para Windows).

Comparados, Bookends e Endnote desempenham bem a tarefa que se propõem. Mas prepare o bolso. Enquanto Endnote vai te custar 532 reais, o preço a ser pago por Bookends é de mais ou menos 200 reais. Eu já usei os dois aplicativos. Pode adquirir, sem medo, qualquer um deles que, no final, as suas referências estarão no modelo desejado e sem erros. E o melhor é que é você que receberá os elogios.