Lidando com distrações

Flickr credit: Weapons of Mass Distraction by Birgerking

Autor: Adrian Sgarbi. Tempo estimado de leitura: 2'18''. 

Espere um momento. Acabo de receber uma mensagem em meu facebook.

*   *   * 

Entendi. Você gosta de escrever com o seu programa de e-mail aberto, página do facebook sinalizando quem está online, twitter e sei lá mais o quê. Pare com isso. Pesquisar requer atenção e reduzida quantidade de distrações.

É claro que há estudos para tudo quanto é gosto sobre multitasking. Há quem diga que trabalhar como um "multitarefa" vai torná-lo uma toupeira; outros afirmam que existe uma nova geração que é capaz de fazer tudo ao mesmo tempo. Deixemos isso de lado, ok?

Sejamos práticos: você tem um texto a escrever e um prazo. Interromper o que você estava fazendo a cada 5 minutos para responder e-mails, ver o último video do "porta dos fundos" e fotos no facebook não vai ampliar o seu prazo.

Se você está convencido disso e o seu problema é como bloquear essas tentações enquanto escreve, tenho um aplicativo para você. Ou melhor, dois.

Primeiro, "concentrate". Concentrate é um aplicativo que ajuda a manter o foco controlando o acesso ao seu e-mailtwitterfacebook etc. Aliás, você pode programar concentrate para que ele deixe o computador como você quer. Ele abre documentos, altera a aparência da tela e oferece inúmeras outras opções de ajuste. Ou seja, caso você necessite alterar a programação modelo ou criar uma nova em folha, nenhum problema. Eu, por exemplo, tenho uma programação para cada projeto. Assim, tudo o que eu preciso que esteja funcionando é acionado de uma vez só com um simples "clique".1

Segundo, "tomatoes". O nome pode ser estranho, mas a função deste aplicativo é interessante. Trata-se de um gerenciador de intervalos de tempo em relação a tarefas.

Estudos indicam que conseguimos manter plena atenção ao que fazemos por apenas 25 minutos. Depois disso, precisamos de um intervalo porque começamos a perder o foco. Mas as pausas não podem ser eternas. Desse modo, a cada 25 minutos de trabalho deve-se ter de 3 a 5 minutos de intervalo.2 Nunca mais do que isso. Depois de quatro ciclos de 25 minutos trabalhando chega o maior intervalo; 15 minutos. Com energia recuperada você pode iniciar mais um novo ciclo. Portanto, o que "tomatoes" faz é cuidar de tudo isso para você. Inclusive, para os obsessivos, é possível ver a estatística do tempo dedicado a cada projeto no final do dia3. Como técnica, este gerenciamento do tempo é conhecido como "pomodoro technique". Asseguro que funciona.

Espero que estes aplicativos o ajudem a controlar suas distrações em seu computador.

Agora que terminei esta postagem, vou abrir o meu twitter.


  1. Freedom é um outro bom exemplo de aplicativo. O que este aplicativo faz é bloquear o acesso a internet or determinado tempo. Funciona para MAC e Windows
  2. Uma das coisas que eu faço durante o intervalo é exercitar um pouco os olhos e relaxar o corpo. 
  3. Uma opção para usuários de Windows é Matomato.