Como começar com bibliografia escassa

Flickr credit: Book by Javier Pico

Autor: Adrian Sgarbi. Tempo estimado de leitura: 1'02''.

Como orientador de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, recebo pedidos de bibliografia dos meus alunos. Ofereço apenas duas referências. Invariavelmente me dizem: - Só isso? Eu sorrio.

*   *   * 

Ok. Você quer escrever o melhor trabalho de sua vida. Você procura um orientador e pede a ele uma lista bibliográfica. O que esperar? Muitas referências? Hum, não. Então o quê? As melhores duas referências que ele puder te oferecer sobre o tema.

Existe uma técnica simples que todo pesquisador deveria usar. Pouco importa se iniciante ou avançado. Chama-se "espelhando" (mirroring). Mas esta técnica apenas funcionará bem se as únicas duas referências que você tiver forem realmente boas. Caso você as tenha, tudo fica mais fácil e o tão sonhado "melhor trabalho de sua vida" estará mais próximo do que você imagina.

Este o passo-a-passo.

Primeiro: peça ao seu orientador duas referências. Mas seja claro a respeito do tema e sobre o que você deseja tratar do tema.

Segundo: busque, nas referências sugeridas pelo professor, as páginas em que se encontram as respectivas bibliografias. Coloque-as lado a lado.

Terceiro: compare-as e anote as coincidências bibliográficas em seu computador. Use o aplicativo Evernote para isso.1 Coloque a identificação do seu projeto de trabalho como título da nota.

Quarto: entre no site da biblioteca de sua universidade e procure as obras que você anotou. Caso seja possível, faça reservas online do que você tiver encontrado.

Quinto: leia o material e faça as anotações de que precisa. Use outra vez Evernote para isso e siga identificando o seu projeto. Nunca deixe notas soltas sem relacioná-las ao projeto. Em suas notas inclua a referência completa de cada livro, artigo, ensaio, palestra etc.2

Finalmente, marque um horário com o seu orientador, apresente a sua nova bibliografia, as suas notas e tenha uma conversa sobre suas próximas metas.

Não subestime essa técnica. Ainda que simples, ela o ajudará a ampliar a sua bibliografia. E não esqueça: sempre que você quiser se certificar de que está no caminho certo é suficiente repetir o segundo passo com as referências que você encontrou. Logo notará que o material principal se repete em trabalhos que versam sobre o mesmo tema. Agora você já tem um bom começo. Mãos à obra!


  1. Evernote é um aplicativo de coleta de dados que funciona em computador, celular, tablet e web. Disponível para MAC e Windows. Gratuito. Também existe Evernote conta premium. Em outra postagem tratarei do tema como anotar e a razão pela qual Evernote é o aplicativo perfeito para tomar notas.
  2. Portanto: nome do autor, nome da obra, nome do tradutor, editor, local de publicação, editora, ano e número de páginas. Anote também o ISBN (se o material usado for livro) ou ISSN (do periódico, se for artigo). Lembre-se de que é melhor exceder nas informações anotadas do que ter que buscar novamente os dados depois.